RSS

Às Nossas Mães – As melhores mulheres do mundo

12 maio

foto familiaDesde a Bíblia até a nossa história secular moderna, encontramos mulheres notáveis, cuja postura e atuação nos mais diversos setores vem se destacando mais e mais a cada dia. As mulheres são fantásticas!

Mas, foi numa conversa com minha filhinha, então com sete anos, naquela pauta diária enquanto nos preparamos para dormir, que recebi a inspiração que faltava para esta coluna. Depois de uma série de considerações que eu apresentava à Débora sobre a vida e o nosso relacionamento, passando obviamente por todas as recomendações de praxe que toda mãe amorosa faz desde a fundação do mundo, ela manda uma pérola aos meus ouvidos:

– Mamãe, depois de Jesus, quem me ama mais é você, e eu amo você também. Você é a minha melhor amiga.

– Eu sei, amor, mamãe ama você também. Você é a pessoa mais importante da minha vida (depois de Jesus, claro), agora vai dormir! Respondi encerrando o assunto por intuir que já estava tudo dito.

Percebi que às vezes deixamos passar de nós tantas oportunidades tão ricas de refletir sobre nosso papel de mãe.

Ser mãe não é um fardo, como muitas mulheres acreditam por aí. Ao contrário, a maternidade é um dom supremo de Deus às mulheres. Basta observar que quando Ele decidiu enviar seu único filho ao mundo, escolheu uma mulher virtuosa para dar-lhe a luz material e, da semente do Espírito Santo de Deus no ventre de Maria, nasceu nosso Salvador.

São nove meses de preparação no corpo e na alma para recebermos aquele “serzinho” maravilhoso que muda nossa vida de uma maneira tão especial e, enquanto os vemos crescer, aprender, falar de coisas que ensinamos, e até nos surpreender com suas personalidades próprias a recitar tão cedo suas expectativas e sonhos, nossa responsabilidade vai se concretizando diante de Deus, o Criador, aquele que nos dá filhos para cuidar e educar conforme Seus caminhos. Não posso entender mães que afirmam não “dar conta” de seus filhos. Meu Deus!

Em minha vida, já passei por muitas experiências, boas e ruins, e posso dizer que em todas elas houve sempre a presença de minha mãe. Com pulso firme e dedicação incondicional, ela me ensinou que dizer “não” também é sinal de amor. Ensinou-me que filhos são um pedaço de nós e que são eternos para suas mães, mesmo que não os tenham mais consigo. Minha mãe me ensinou provérbios de sabedoria que sempre estiveram em sua boca e no seu agir, e dos quais sempre me lembro e repito – Como diz a minha mãe… E ali está ela comigo. Mesmo depois de ter cumprido de forma excelente seu papel em minha vida, como presente máximo, minha mãe ainda me mostrou o caminho até a Salvação, em Jesus Cristo. Como quem conduz uma criança pela mão, ela me conduziu ao Altar com suas orações e conselhos espirituais.

Hoje tenho uma filha linda e inteligente (toda mãe vê seus filhos assim, não é mesmo?), e mais ainda conto com a experiência e carinho de minha mãe, a qual tenho o privilégio de ter morando ao lado de minha casa e convivendo conosco. E de repente, parece-me que quando as mães se tornam avós, acende-se nelas uma luz nova, um brilho, que só os netinhos podem ver.

E a Débora completa, em tom firme: – Não fico sem minha vovó!

Assim, quero dizer, na pessoa de minha mãe, a todas as mulheres que são mães e avós, o muito obrigado de todos os filhos e netos que se aninham “debaixo de suas asas” de amor e cuidado. O mundo muda, a gente cresce, o tempo passa, mas nossas mães serão sempre as melhores mulheres do mundo e eternas em nosso amor. Um abraço de filha (e mãe) a todas!

Que Deus continue a nos abençoar!

 
1 comentário

Publicado por em 12/05/2013 em Uncategorized

 

Tags: ,

Uma resposta para “Às Nossas Mães – As melhores mulheres do mundo

  1. Andrea Lacerda - Uma cooperadora do Reino

    14/05/2013 at 6:46 am

    Como me senti amada pelo seu compartilhar conosco nessa reflexão! Agradeça a Debora por essa declaração no meio da noite, que venham mais perolas assim vc estará sempre tendo mais pautas como essas.
    Saudades de vcs… precisamos nos ver, né?
    Abraço sincero, Andrea Lacerda.

     

Deixe aqui seu comentário