RSS

Lenda do Santo Graal é Mera Invenção

03 maio

Lenda do Santo Graal é mera invenção da Idade Média, dizem especialistas

Até o século 12, cálice da Santa Ceia não era famoso; poetas deram início à saga. Trama de ‘Código da Vinci’ envolvendo Graal mistura fraudes e erros históricos.

graal

Recipientes de cerâmica usados na Judéia durante o século 1 da Era Cristã: ‘Graal’ usado na Santa Ceia teria aspecto parecido (Foto: Reprodução)

A lenda do Santo Graal virou, nos últimos tempos, uma espécie de ímã para quase todo tipo de lixo cultural e teorias estapafúrdias. Por isso, é bom colocar as coisas em pratos limpos: o famoso objeto não tem absolutamente nada a ver com Maria Madalena, com os Cavaleiros Templários ou com a sociedade secreta fictícia conhecida como Priorado de Sião. E, aliás, o Graal também não tem nada a ver com Jesus Cristo.

A existência de um suposto cálice milagroso onde o sangue do Messias crucificado teria sido recolhido não passa de uma invenção do fim da Idade Média – uma história bolada pelo poeta mais famoso da Europa no século 12 e, desde então, aumentada por uma fieira de autores posteriores. A lenda do Graal fez muito sucesso em sua época simplesmente por juntar numa só trama as duas grandes paixões do público medieval: cavalaria e fé cristã. E foi sendo repaginada de acordo com as preocupações dos séculos posteriores – inclusive as teorias da conspiração tão populares no começo do século 21.

Leia matéria completa em Assuntos e Notícias – Clique aqui

    Fonte: G1

 
Deixe um comentário

Publicado por em 03/05/2013 em Uncategorized

 

Tags: , , , ,

Deixe aqui seu comentário