RSS

Desabafo! No fundo eu acreditei…

25 jul

Semana que vem retomamos as aulas de capelania e confesso que estou profundamente incomodada com o que estamos fazendo com o que é ministrado lá.

É impressionante observar o quanto as pessoas estão cada vez mais egoístas e egocêntricas na atualidade. Mesmo aqueles que teriam, por força do que professam, que ser mais humanitários e atentos aos que estão ao seu redor passando pelas mais diversas necessidades.

Sei que a vida não está fácil pra ninguém, mas também sei que quando queremos realmente fazer algo, quase sempre atendemos nossos desejos e fazemos disso uma prioridade. Penso que parte do problema deve-se ao culto à imagem e aos julgamentos precipitados sobre os outros. Nunca é nosso problema o problema do outro; o meu próximo fica muito confortável bem longe de mim. Lembro-me então da parábola do bom samaritano (Lucas 10:30-37).

Muitos sabem que no dia 18 de maio deste ano faleceu tragicamente meu ex-marido, pai da minha única filha de 8 anos. O funeral só aconteceu no dia 30 de junho, quando depois de muitas dificuldades o IML liberou o corpo. Os mesmos sabem que há um ano estou afastada do trabalho e fazendo tratamento por causa de uma cirurgia na coluna que me deixou uma lesão na medula que compromete minhas atividades mais básicas. E para completar, estou em meio a uma mudança de residência que me exige um investimento que, a princípio, seria feito pelo meu ex-marido em função de oferecer condições mais confortáveis para mim e minha filha. E aqui estou eu… Comprometida fisicamente, financeiramente e emocionalmente com situações que não planejei jamais. E qual não foi minha surpresa quando alguns “amigos” próximos me questionaram sobre o que eu e minha filha herdamos e o quanto estamos usufruindo dos bens e dinheiro deixados para nós.

Pois aqui vai a resposta, publicamente: Nada! Desde maio não tenho a pensão da minha filha, visto que o INSS ainda dará início ao processo conforme laudos e documentos do acidente no final deste mês. Não há bens, nem seguro, nada!

Então, na minha quase ingenuidade em pensar que poderia pedir socorro aos meus amigos e irmãos, mandei um e-mail e fiz uma publicação no facebook onde eu humildemente pedi ajuda. Não pedi dinheiro para ninguém. Mas, confiei na minha convicção de que ninguém é tão pobre que não tenha nada para oferecer. Precisava de serviços, material de construção, apoio… Graças a Deus tenho casa, carro, família que me apóia, mas isso não significa que não tenho necessidades urgentes e atuais, indiferente destas coisas.

Para ser honestíssima, tive resposta de quatro dos 130 “amigos” que receberam a mensagem, e a estes meu sincero reconhecimento.

Sendo assim, venho através deste desabafo dizer que, infelizmente, mais uma vez pude ver que todo o meu esforço para significar alguma coisa boa e transmitir a mensagem de que devemos sempre ser solidários, amáveis, preocupados com as lutas dos outros, foi em vão.

Chega a ser estranho pensar que só valemos pelo que temos a oferecer, e quando pedimos nos tornamos inconvenientes, aproveitadores, murmuradores e outros adjetivos do tipo.

Obrigada, “amigos”, pelo amor que não me dedicaram neste momento, pelo juízo temerário (formado sem aquela madura análise que deve preceder todos os nossos julgamentos) a respeito do meu apelo, pela total indiferença dos que simplesmente ignoraram, pelos que prometeram e nunca cumpriram  e, por fim, pela demonstração clara de que a única certeza de que não estamos sós e desamparados vem de Deus, que nunca falha e que tem me levado a experimentar o doce sabor da dependência dEle.

E vamos em frente!…

Hérica Capanema

Pastora, teóloga, jornalista, capelã e ser humano

 
6 Comentários

Publicado por em 25/07/2012 em Uncategorized

 

6 Respostas para “Desabafo! No fundo eu acreditei…

  1. Mayrone

    25/07/2012 at 11:15 pm

    Deus vai suprir todas as suas necessidades, eu creio nisso Pra., é difício oferecermos algo, sabendo que não temos tanto, mas conte comigo assim mesmo! Mayrone

     
    • Hérica Capanema

      25/07/2012 at 11:18 pm

      Obrigada, querida Mayrone!
      Saiba que vc está entre os poucos… Conto sempre com suas orações.
      Deus te abençoe!

       
  2. Cassia

    26/07/2012 at 1:35 am

    Pra. Hérica, desde do início da triste e do trágico acontecimento,eu, Lucas nos dispusemos a orar e a interceder por vocês todos os dias. Acompanhamos os fatos pela internet e com nossos coraçoes tristes mas ao mesmo tempo confiante no Senhor que a Sua providência logo chegaria. E mais, a obra do Senhor é completa e logo,logo tudo sera muito melhor ( me lembra a història de Jó. Também perdi meu pai em julho estou conformada mas, a saudade eterna ainda me dói…… Fiquem todos vocês na paz de Cristo e sempre podem contar conosco pois juntos de alguma forma pertencemos ao mesmo Corpo cuja a cabeça é CRisto! Lucas e Cássia

     
  3. Daniel

    26/07/2012 at 1:25 pm

    É isso aí Hérica… melhor é a experiência de ter os olhos sendo abertos pelo Senhor, melhor é sentir o maravilhoso benefício de Seu colírio que quando é pingado em nossos olhos arde, mas nos confere visão em nosso espírito. “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
    Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.” – Apocalipse 3:17-18.

    Tudo resultado da falta de conhecimento.
    Embriagados pelo vinho da “mãe das prostituições e abominações da terra”.
    Mãe porque tem filhas. E o que registra a História? Uma igreja da qual saíram outras tantas.
    Adoram todos a mesma imagem. O cristo romano. O boneco da cruz.
    Amanhã se reunirão todos para marchar por ele.

    Bendito seja o Altíssimo pelo messias, prometido a Israel. IESHU’A.
    Note como o nome é importante. Em todo o texto sagrado. O nome identifica a lìngua que identifica o povo que identifica os mandamentos eternos escritos na pedra e estes identificam o Senhor que revela Seus mistérios aos Seus escolhidos.

    Afaste-se do cristo romano – aquele por quem marcharão amanhã. Pois se não é o messias, é porque é o falso messias predito. – que engaria a muitos, mudaria o tempo e as leis (A.C. – D.C).

    Achegue-se ao messias de Israel. Estude a lingua santa, na qual os mandamentos foram gravados na pedra, com Seu próprio dedo. A língua na qual Ele ensinou.

    Compre ouro provado no fogo e te enriqueças.

     
  4. Hérica Capanema

    27/07/2012 at 4:00 pm

    Ricardo,
    Concordo em parte com você…
    Obrigada pelo seu comentário.

     
  5. SIDNÉIA DE SOUZA ORRÊA

    27/07/2012 at 7:25 pm

    Hérica, minha imã amada, lendo este “desabafo”, senti muita coisa muito forte se mover dentro de mim. Não esqueça que, na madrugada, Deus vê as tuas lágrimas e fica triste porque Ele te vê sofrendo por tudo o que te acontece no momento e do mesmo jeito que o teu coração chora e queima, o dEle também, pois, te vê lá do alto dos Céus e te fala:”ESPERE, MINHA FILHA AMADA, não desanime e não me abandone.EU, o teu Deus,estou indo ao teu encontro para te socorrer e conter as tuas lágrimas, para que tu voltes a sorrir e tenhas a alegria que sempre tiveste e vou te entregar a CHAVE DA VITÓRIA! ESTEJA ATENTA A QUALQUER SINAL MEU.”
    É isso, Hérica, o que eu tinha pra te falar, veio do coração de Deus direto ao meu coração para te entregar esta palavra de vitória.
    Com muito carinho,
    Néia

     

Deixe aqui seu comentário